Programa Rádio Mulher

RÁDIO MULHER " A VOZ E A VEZ DA MULHER" Uma linda e empoderada história. Em 1997, estreava em Palmares, Mata Sul de Pernambuco, o programa Rádio Mulher , uma iniciativa do Centro das Mulheres do Cabo - CMC, para incidir em uma pesquisa do IBGE, na qual colocava aquela região como sendo a de maior índice de analfabetismo do Estado, na qual quem ocupava o 1º lugar eram as mulheres como sendo as mais prejudicadas.

O rádio foi o meio pelo qual, a ação do CMC foi iniciada, por ser o instrumento que fazia companhia as mulheres em casa ou no trabalho do corte da cana. Um grupo de mulheres da Região foi qualificada para serem locutoras, produtoras e técnicas tendo o acompanhamento da equipe de comunicação do CMC.

Esta iniciativa trouxe empoderamento as mulheres que passaram a ter informações sobre violência contra a mulher, direitos sexuais e reprodutivos, políticas públicas e isso mexeu com as estruturas machistas, patriarcais e canavieiras da região e da população masculina que não estava acostumada a ter suas posturas questionadas.

Foi um marco no campo da comunicação e da organização das mulheres dos municípios vizinhos onde a programação era sintonizada. Ficamos por 10 anos na região. Em 2005 , trouxemos a experiência para ser realizada no Cabo de Santo Agostinho, e atualmente pode ser ouvida de segunda a sexta, das 8h às 9h, pela Rádio Calheta FM 98,5 e também pelo site www.calhetafm.com.br. Outra estratégia que tem como foco estar perto das mulheres e torná-las integrantes do programa é o WttsApp do Clube das Ouvintes 99267.8273

Programação:

Segunda - Violência contra a mulher - aqui se mete a colher, segurança, política, direitos das mulheres, comportamento, mulher e mídia.

Terça- Enfrentamento ao racismo, mulher negra e sua história, negritude poética, editorial palavra de mulher.

Quarta - Cordel mulher verso e prosa, mulher de fibra, truques do dia a dia, dicas sobre as propriedades de alimentos, informes das comunidades.

Quinta - Saúde da Mulher - um bem que se quer, entrevista sobre tema com repercussão na vida das mulheres, mulher e poder.

Sexta - Especiais

1ª sexta-feira - Lei Maria da Penha Sem Nenhuma Resenha ( Espaço aberto para esclarecimento da Dra. Lucidalva Nascimento, 1ª advogada a acionar a Lei Maria da Penha)

2ª sexta-feira - Fala Fórum (Espaço aberto para Fórum Suape - Espaço Socioambiental)

3ª sexta-feira - Rádio Mulher temático ( Espaço aberto para discussão de temas que impactam na vida das mulheres)

4ª sexta-feira - Juventude Antenada ( espaço para o Fórum de Juventudes do Cabo- FOJUCA)