36⁰ Caminhada do 8 de Março reuniu cerca de mil mulheres no Cabo pelo Fortalecimento da Democracia e Garantia de Direitos

Cerca de mil meninas, mulheres, lideranças comunitárias, idosas, pessoas com deficiência, bacamarteiras, trans, negras, artistas, feministas, vereadoras, gestoras e de terreiro entre outras representações lotaram as principais ruas na Caminhada no Cabo de Santo Agostinho, neste 8 de Março – Dia Internacional da Mulher.
As manifestantes levaram suas faixas, bandeiras, camisas e cartazes exigindo respeito e ressaltando a importância da data emblemática, e as lutas das mulheres por justiça, igualdade de gênero e o fortalecimento da democracia.
Na ocasião, Izabel Santos, atual coordenadora geral do Centro das Mulheres do Cabo (CMC), salientou a importância do ato para mobilizar a população feminina para garantia de direitos que foram tão prejudicadas pelo anterior governo.
“Para nós do Centro das Mulheres do Cabo, celebrar o 8 de março é mobilizar as mulheres para irem às ruas alertar sobre os graves problemas de gênero que ainda enfrentamos, principalmente a situação de violência pelas quais as mulheres são submetidas. Por isso, nossa caminhada alusiva ao Dia da Mulher convoca a sociedade para apoiar a nossa luta, por mais políticas públicas, por segurança, dignidade e garantia de direitos”, observou a feminista.
A cabeleireira e moradora de Gaibu, Edilma Santana, afirmou que a caminhada foi um momento de ressignificar a vida, porque fazia um tempo que ela não participava por questões de saúde. “Eu amei está com as mulheres, passei por um problema de saúde, e hoje, estou voltando com tudo para somar na luta por dias melhores para todas nós”, afirmou Edilma.
A caminhada saiu de frente do CMC, passando pela antiga Praça da Banana, subiu os Correios, antiga prefeitura e desceu o comércio local, sendo encerrada no Pátio da Estação, no Centro do Cabo com falas políticas, tendo no final o show da cantora Ava Guimarães que abrilhantou o início de noite animando o público presente.
A ação teve o apoio da vereadora Gisele de Dudinha, Casa São Válter, H.O – O Rei da Buchada, Empresa de Ônibus Dois Irmãos, Manoel da Água, Arte na Praça, Trans Hugo, Status Som, Sacolão Descartáveis, Uninassau/Cabo, Roberta Doces e Salgados, Secretaria da Mulher, da 1ª dama do Cabo Wilma Alves, Hora do Bolo, Rafael Depósito, Explosão do Sabor e a colaboração dos motoristas Juarez, Filipe, seu Nado e Daniel.
Da Assessoria de Comunicação do CMC.