EnglishGermanItalianPortugueseSpanish

Lucidalva Nascimento que atuou por mais de 20 anos no CMC recebe título de cidadã cabense  

Publicado por: em 09/11/2021
Categorias: Notícias
Tags: , , , , ,

No próximo dia 18 de novembro, a advogada Lucidalva Nascimento, que atuou por mais de 20 anos no Centro das Mulheres do Cabo (CMC), receberá o título de cidadã cabense, na Câmara de Vereadores/as do Cabo de Santo Agostinho, a solenidade está prevista para as 16h. A comenda é uma iniciativa do vereador Ricardo Carneiro.

Há mais de 30 anos, Lucidalva Nascimento dedica a sua vida em defesa dos direitos das mulheres em situação de violência doméstica e sexista, atuou na Prefeitura de Carpina, na Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura de Pernambuco (FETAPE), na formação do movimento das trabalhadoras rurais e no Centro das Mulheres de Vitória de Santo Antão, sendo a primeira advogada a defender os direitos das mulheres da região.

Lucidalva é natural de Carpina, na Zona da Mata Norte, é negra, feminista, mãe, poetiza, tem 61 anos, defensora dos Direitos Humanos das Mulheres e ativista no enfrentamento ao racismo. É formada em Licenciatura Plena de Biologia, pela Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata (FFPNM). Bacharela em Direito pela UNICAP, pós-graduada em Direitos Humanos (UNICAP) e pós-graduada em Gênero, Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Nos anos 80, foi estagiária no CMC realizando atendimento às mulheres e meninas em situação de violência de gênero, com a conclusão do curso de Direito, passou a atuar como advogada da instituição referência no enfrentamento a violência contra a mulher. Exerceu a coordenação do Programa Direitos, Feminismo e Política, o Curso de Formação de Promotoras Legais Populares e o Programa Federal “Sentinela” da instituição.

Vale ressaltar, que Nascimento foi a primeira advogada do Brasil a requerer a aplicação no Brasil da Lei 11.340/2006, Lei Maria da Penha, quarenta dias após ter sido sancionada pelo presidente da república. Além disso, participou como membro da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED), tendo participado de vários espaços de promoção de políticas públicas. Já ocupou diversos cargos nos organismos de políticas para as mulheres de Pernambuco.

Há quase 30 anos escolheu a praia de Enseada dos Corais, no litoral cabense para residir junto com sua família como ela mesmo afirma: “Minha casa é o meu local para o meu aconchego e das pessoas que me cercam. O Cabo é cidade do coração, e escolhi Enseada dos Corais para meu lar, onde recebo familiares, amigos e amigas e faz desse pedacinho do litoral mais belo do Brasil. Sem esquecer de Gaibu, Calhetas, Nazaré, Pedra de Xaréu, Suape, Paraíso, Itapuama e o Paiva com a saudosa Festa da Lavadeira.  Amo o Cabo de Santo Agostinho com suas ladeiras, engenhos, matas, trilhas, vilas e arruados e toda sua polaridade e o seu povo bravo e destemido”, descreve Lucidalva.

Da Assessoria de Comunicação do Centro das Mulheres do Cabo.

Skip to content