Centro das Mulheres do Cabo realiza seminário em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha

15/08/2017
Este ano, quase 16 mil mulheres em Pernambuco sofreram algum tipo de violência de gênero
Com objetivo de comemorar os 11 anos da Lei Maria da Penha, o Centro das Mulheres do Cabo (CMC), promove nesta quinta-feira (17), às 14h, no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha, o seminário que visa discutir os avanços e desafios da Lei 11.340, que é um divisor de águas na vida das mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica ou sexista.
De janeiro a junho, foram cerca mil estupros e quase 200 assassinatos de mulheres no Estado, 49 se enquadram como o agravante de Feminicídio (A morte é causada em razão da condição do sexo feminino. Ou seja, mulheres que perdem suas vidas por simplesmente serem mulheres). Os dados foram repassados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.
O evento vai contar com a participação da chefe do Departamento de Polícia da Mulher de Pernambuco, delegada Gleide Ângelo, a representantes do Comitê de Monitoramento da Violência e do Feminicídio no Território de Suape (COMFEM), Bianca Lacerda, além da secretária da Mulher do Cabo de Santo Agostinho, Edna Gomes e da coordenadora geral do CMC, Nivete Azevedo.
Ônibus itinerante- As mulheres que quiserem fazer algum tipo de denúncia ou conhecer os serviços do Departamento de Polícia da Mulher de Pernambuco, nesta quinta-feira (17), no estacionamento do CAM, a partir das 9h, estará disponível a unidade itinerante do DEPMUL com profissionais para auxiliar as demandas e encaminhar as mulheres para os organismos de proteção.
PROGRAMAÇÃO
14:05: Programação Cultural
Cordel Encenado: Somos Todas Mulheres e Vocês o que Dizem que São?
14:25 – Resumo da Programação
14:30- Composição da Mesa de Abertura
- Coordenadora Geral do Centro das Mulheres do Cabo – Nivete Azevedo – Coordenadora Geral;
- Secretária da Mulher do Cabo –Edna Gomes
- Representante do Comitê de Monitoramento da Violência Contra Mulher e Feminicídio do Território de Suape (COMFEM) – Secretária da Mulher do Ipojuca- Bianca Lacerda.
14:50 – Apresentação do Comitê de Monitoramentoto do Feminicídio – COMFEM
15:30 – Composição da Mesa de Debate:
- Delegada da Mulher do Cabo de Santo Agostinho – Dra. Ângela Patrícia Fernandes
- Chefe do Departamento de Polícia da Mulher de Pernambuco – Dra. Gleide Ângelo;
- Representante da Comissão de Mulheres da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Cabo) – Dra. Lucidalva Nascimento – 1ª advogada do Brasil a acionar a Lei Maria da Penha.
16:15 – Debate
17:00 – Considerações finais e agradecimentos
Da Assessoria do Centro das Mulheres do Cabo