EnglishGermanItalianPortugueseSpanish

CMC realiza edição especial da Escola Feminista com pré-candidatas e líderes comunitárias

Publicado por: em 23/09/2020
Categorias: Notícias

Acreditando que a democracia para ser efetiva tem que ter mulheres nos espaços de poder e decisão política o Centro das Mulheres do Cabo (CMC), realiza durante essa semana no município de Escada, na região da Mata Sul, mais uma edição especial da Escola Feminista, que envolvem pré-candidatas e líderes comunitárias das cidades do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Escada e Recife.

A iniciativa é do Projeto Mulheres Negras e Democracia e tem por objetivo o fortalecimento sociopolítico das candidaturas de mulheres negras, rurais, populares e lideranças comunitárias, a partir da perspectiva feminista para enfrentar os contextos de crise democrática no Brasil e na América Latina. Dentre as temáticas trabalhadas estão: Identidade, Gênero, História do Brasil Decolonial, Ciência Política, Feminismo, Autonomia das Mulheres, Comunicação Como Direito à Fala Pública.

A formação atende 20 mulheres de diversas idades e localidades, todo o material é disponibilizado gratuitamente objetivando ampliar suas vozes, empoderar e dar as ferramentas para que elas possam pleitear cargos de decisão mais qualificadas. O curso segue até dezembro, tendo turmas nos municípios de Escada e Palmares.

O eleitorado brasileiro é composto por 52% de mulheres. Essa representatividade, no entanto, não é acompanhada pela composição do quadro de parlamentares do país, composto por apenas 15% de mulheres. Entre as pessoas filiadas a partidos políticos, 44% são mulheres. Elas foram 31,6% das candidaturas nas eleições de 2018. Apenas 16,2% se elegeram. Uma desproporção que tem impacto direto na vida de milhões de brasileiras na medida em que determina políticas públicas específicas para a garantia de seus direitos.

Sub-representação – De acordo com dados do TRE-PE, Pernambuco tem 26 prefeitas, 260 vereadoras, 10 deputadas estaduais, 1 deputada federal e 1 vice-governadora. A participação feminina é tímida no resultado geral – foram eleitas 5% das quase seis mil que se candidataram aos diferentes cargos no Estado nas últimas eleições.

Da Assessoria de Comunicação do Centro das Mulheres do Cabo.

Skip to content