EnglishGermanItalianPortugueseSpanish

Conheça a história da ativista Cássia Jane, Champion do Fundo Malala e integrante do CMC

Publicado por: em 28/04/2022
Categorias: Notícias
Tags: , , , , , , , ,

A educação transformou a vida de Cássia Jane, que também quer transformar a vida de outras meninas

Na comunidade de origem de Cássia, nos arredores do Cabo de Santo Agostinho, muitas famílias viviam na pobreza e não tinham acesso a água encanada e eletricidade. Para melhorar essas condições, as mulheres do bairro se mobilizaram e exigiram que o governo municipal abrisse uma creche para que pudessem trabalhar e ajudar no sustento de suas famílias. O governo concordou com as demandas e abriu uma creche administrada pelo Centro das Mulheres do Cabo (CMC). Cassia frequentou a creche do CMC quando criança e, desde 2013, atua como coordenadora de projetos da organização, que promove o apoio às meninas do Cabo. Por meio de seu trabalho, ela ajuda meninas a entenderem a importância da Educação.

Bacharel em Ciências Sociais, licenciatura plena em Pedagogia pela UFPE, Cássia tem especialização em Gênero, desenvolvimento e políticas públicas. Sua atuação sempre envolveu a defesa dos direitos das meninas e a militância por políticas públicas de gênero, tendo contribuído para a ampliação do Plano Municipal de Política para as Mulheres da cidade do Recife. Cássia também apoia o fórum de Juventudes do Cabo, que atua no enfrentamento ao genocídio da juventude negra e é membra do Conselho Municipal de Educação desde 2014 e do Fórum de Educação desde 2016.

“Eu tive a minha vida mudada pela Educação e desejo que muitas meninas também tenham oportunidade de sonhar com uma vida melhor”

“Desde que entrei no Centro das Mulheres do Cabo trabalho com direito à educação com recorte de gênero, em especial com recorte de gênero no orçamento público”, pontua ela que teve atuação destacada em projetos como Empodera, do Unicef, e Projeto Raízes Vivas, de enfrentamento a gravidez na adolescência.

Como integrante da Rede de Ativistas do Fundo Malala, Cássia treinou meninas adolescentes do projeto “Meninas em Movimento pela Educação para realizarem a coleta e análise de dados que fazem parte da pesquisa “Diagnóstico Participativo sobre a Evasão Escolar das Meninas e Jovens Mulheres do Cabo de Santo Agostinho (PE). O estudo, que foi lançado no dia 29 de março, teve como objetivo levantar as razões pelas quais as meninas abandonam as escolas públicas. Cássia atuou no sentido de ensinar às meninas habilidades de oratória e mídia para abordar as descobertas de suas pesquisas por meio de campanhas de advocacia e no programa de rádio do CMC, Rádio Mulher.

A ativista, que também já atuou no Instituto Paulo Freire, observa que o caminho para construir um país mais igualitário para as mulheres é apostando em políticas públicas que transformem o ensino público em um lugar que auxilie meninas a desenvolverem suas autonomias. “Acredito que, através da Educação, podemos mudar vidas, garantir mobilidade social e dignidade. Eu tive minha vida mudada pela educação e desejo que muitas meninas também tenham essa oportunidade de sonhar com uma vida melhor”.

Matéria de Lenne Ferreira

Do Site Afrontosas

Foto: Rafael Negrão

Skip to content