EnglishGermanItalianPortugueseSpanish

Extermínio da Juventude Negra é tema de Seminário no Cabo de Santo Agostinho

Publicado por: em 18/08/2017
Categorias: Notícias

18/08/2017

Neste sábado (18), acontece, às 9h, o 2º Fojuca Fest na Escola Municipal Ariosto Nunes Martins, no Centro do Cabo. A iniciativa é realizada pelo Fórum de Juventudes do Cabo (FOJUCA) e o Centro das Mulheres (CMC).

A ação tem como objetivo discutir estratégias para reivindicar políticas públicas de enfrentamento do extermínio da juventude negra no município e no Estado.

Na ocasião, haverá palestras sobre a realidade dos jovens da periferia do Cabo; Plataforma de Políticas Públicas de Juventudes. Além de atrações culturais.

Neste contexto, o Cabo de Santo Agostinho, ocupa o 1º lugar no ranking nacional como a cidade que mais ceifa a vida de jovens negros e negras. Pernambuco tem se destacado no cenário como um dos estados mais violentos para os jovens negros do Brasil.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgado no mês de junho deste ano, a taxa de homicídio da população negra subiu 18%, e a mesma taxa teve queda de 12%, entre a população não-negros.

É importante ressaltar que o jovem negro tem uma estimativa de risco de 23% maior de sofrer assassinatos em relação aos outros jovens.

Participam do evento o Movimento Meu Recife, Fórum de Juventudes de Pernambuco (FOJUPE), Levante Popular da Juventude, Centro Popular de Artesanato do Cabo, Actionaid Brasil e a Gerência Municipal de Juventude do Cabo.

Da assessoria da Comunicação do CMC.

Skip to content