EnglishGermanItalianPortugueseSpanish

Malala conhece as ações do Projeto Meninas em Movimento pela Educação, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife

Publicado por: em 25/05/2023
Categorias: Notícias

Malala conhece as ações do Projeto Meninas em Movimento pela Educação, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife

A vencedora do Prêmio Nobel da Paz, símbolo da luta pelo direito à educação das meninas, sobrevivente da violência extremista do Talibã, Malala Yousafzai, veio conhecer de perto as ações do Projeto Meninas em Movimento pela Educação, que é coordenado pelo Centro das Mulheres do Cabo (CMC), apoiado através do Fundo Malala beneficiando meninas, adolescentes e jovens mulheres ativistas no enfrentamento à evasão escolar, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife.

A visita iniciou na manhã desta última quarta-feira (24), na biblioteca da Escola Estadual Professor Natanael Barbosa Medrado, localizada na Charneca, periferia do Cabo. As boas-vindas à delegação de Malala foram feitas por Cássia Jane, integrante da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil, e por Fernanda Galindo, coordenadora da rede de ensino.

Na ocasião, Malala conversou com as participantes do projeto Deyvila Lorrane e Maria Karolayne, que apresentaram um rap fruto de uma das ações do projeto que visa dar enfrentamento às violações cometidas contra as meninas, focando no combate à evasão escolar e na prevenção do abuso e à exploração sexual contra meninas e adolescentes. Além disso, elas trouxeram as experiências aprendidas com essa iniciativa que já beneficiou mais de 32 mil alunas e alunos da rede pública do Cabo e aproveitou para conhecer a sala de aula que as jovens estudam.

Com entusiasmo e simpatia, Malala agradeceu a recepção feita pelas jovens ativistas do Projeto Meninas em Movimento pela Educação, e deixou um recado para elas. “É muito importante, e é uma honra estar aqui, e quero agradecer a todas as ativistas pela educação, pelo seu trabalho. As meninas que com todas as dificuldades não desistem e continuam lutando e trabalhando por uma educação de qualidade. E quero deixar meu agradecimento especial às meninas, porque são vocês que são as agentes de mudanças, são vocês que estão no papel de protagonistas que sabem melhor do que ninguém quais são os desafios e as dificuldades que vocês enfrentam, meu muito obrigada”, disse a nobel.

Malala junto com sua comitiva também esteve no Centro das Mulheres do Cabo (CMC), que é uma organização feminista atuante há 39 anos no enfrentamento as violências de gênero. Ela foi recebida pelo grupo musical Sororizar ao som do forró pé de serra, sendo recepcionada através da equipe da instituição feminista e por representantes do Comitê Intersetorial de Combate à Evasão Escolar do Cabo.

A coordenadora geral do CMC, Izabel Santos, ressaltou a relevância da vinda de Malala para conhecer a realidade das meninas e jovens cabenses. “É uma honra para todas nós do Centro das Mulheres do Cabo receber Malala e desenvolver esse projeto com as meninas ativistas que têm feito toda a diferença em nossa cidade. Além disso, essa iniciativa renova a nossa esperança, porque vivemos quatro anos de retrocessos com um governo que não valorizava a educação nem a ciência, mas estamos voltando, e recuperando a democracia, pois o projeto nos traz mais força”, ressaltou a feminista.

Em seguida, a integrante da Rede Malala Cássia Jane, apresentou o Comitê Intersetorial, que é formado por mais de 30 representantes, sendo composto pelas secretarias de Educação, Mulher, Saúde, Programas Sociais, Defesa Social, Juventude, tendo os Conselhos de Educação, Fundeb, Direitos, Conselho Tutelar, Alimentação Escolar, além de mães de alunas, jovens ativistas e movimentos sociais. Cássia aproveitou o momento para divulgar a criação do Projeto de Lei que institui na cidade o Dia Municipal da Menina, aprovado na Câmara de Vereadores/as por unanimidade, que é de autoria da vereadora Gisele de Dudinha.

Para a ativista Cássia Jane, a visita de Malala ao CMC, foi gratificante, pois foi possível ver o brilho nos olhos das meninas do projeto ao encontrarem Malala que é uma referência no ativismo em prol do direito à educação de meninas no mundo. “Como foi bom esse momento que nos motiva ainda mais lutarmos por uma educação transformadora, pública, laica e de qualidade, reafirmando o nosso compromisso em mudar o mundo, começando por nossas comunidades combatendo a evasão escolar e garantindo o direito das meninas voltarem para a escola”, afirmou.

Por fim, foi gravado com Malala o Papo de Menina, que é um programa veiculado nas páginas do Instagram @centro.das.mulheres, com temas ligados ao direito à educação, saúde, violência contra a mulher, racismo, gênero, segurança pública, prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes entre outros assuntos. A iniciativa é comandada pelas meninas ativistas do Projeto Meninas em Movimento pela Educação.

Texto e fotos de Rafael Negrão – Comunicador do Centro das Mulheres do Cabo

Skip to content