EnglishGermanItalianPortugueseSpanish

Projeto da ActionAid com Embaixada da Austrália promove autonomia para mulheres do Rio de Janeiro e de Pernambuco

Publicado por: em 20/01/2022
Categorias: Notícias
Tags: , , , , , ,

Projeto da ActionAid com Embaixada da Austrália promove autonomia para mulheres do Rio de Janeiro e de Pernambuco

Existe algo em comum entre as cozinheiras que vivem no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e as pequenas agricultoras do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco? Sim. São trabalhadoras com enorme potencial de transformar as suas próprias vidas, e também a de quem vive ao redor delas. Essas mulheres foram contempladas por uma parceria entre a ActionAid e a Embaixada da Austrália em 2021.

O projeto “Justiça econômica frente à pandemia de Covid-19: fortalecendo alternativas para mulheres em situação de vulnerabilidade” foi realizado ao longo do ano passado nas duas comunidades em parceria com organizações locais: a Redes da Maré, no Rio de Janeiro, e o Centro das Mulheres do Cabo, em Pernambuco. O objetivo era fortalecer a autonomia dessas mulheres, e trazer novas perspectivas de trabalho (e de vida) diante das fragilidades impostas durante a pandemia.

 

No Cabo, promoção da segurança alimentar

Já em Pernambuco, as mulheres beneficiadas pelo projeto conseguiram botar a mão na terra, mesmo com um espaço bastante limitado. O projeto viabilizou a instalação de seis quintais produtivos de aquaponia para o cultivo de hortaliças – uma tecnologia compacta e que otimiza recursos. A novidade alcançou 28 mulheres – contando com familiares e dependentes, a ação beneficiou mais de 100 pessoas. Elas também participaram de treinamentos sobre agroecologia e saberes tradicionais.

Cássia Jane, o Centro de Mulheres do Cabo, explica a importância de trazer visibilidade para o trabalho das mulheres:

O objetivo do projeto é empoderar mulheres e garantir segurança alimentar e nutricional nesse período em que muitas foram forçadas a deixarem seus postos de trabalho. Foi um processo de resgate da autoestima dessas mulheres. A ActionAid e o Centro de Mulheres do Cabo acreditam que, para o desenvolvimento ser efetivo, é preciso incluir as mulheres. Não nos conformamos mais com a invisibilidade econômica das mulheres.

A alegria de Maria da Glória é a prova dos nove:

Aprendi a fazer sabonete, caju roxo… temos uma farmácia dentro de casa. Trabalhar de forma coletiva com as mulheres é muito gratificante. Nós nos aproximamos mais. A cada avanço, nós gritamos e comemoramos.

Veja o vídeo e conheça o projeto com o Centro das Mulheres do Cabo:

 

Você também pode apoiar projetos como esses. Saiba como.

Na Maré, geração de trabalho e renda

No Rio de Janeiro, o projeto assegurou trabalho e renda para 18 cozinheiras do buffet Maré de Sabores. O apoio veio em boa hora, pois são elas que carregam a responsabilidade pelo sustento de suas famílias. Mas essa mobilização conseguiu extrapolar os muros de suas casas: mais de 5 mil refeições foram preparadas e distribuídas para pessoas em situação de rua.

Rita, uma das cozinheiras beneficiadas, comemora a oportunidade de trabalho:

Antes da pandemia, minha rotina era em casa. Quando começou a pandemia, vim ser voluntária na cozinha. Comecei a ser remunerada por esse trabalho, e ainda tive apoio de psicólogo e assistente social. Foi uma maravilha.

Mariana Aleixo, coordenadora do Maré de Sabores, mensura o impacto dessa parceria:

Temos uma condição no território em que 55% da população vive em vulnerabilidade social. Com a pandemia, essa condição ficaria mais agravada. A parceria com a ActionAid conduziu uma experiência necessária. Quando fortalecemos a cadeia produtiva em territórios de favelas, fortalecemos os mais vulneráveis no território. Atores locais podem incidir nas suas vidas e no território como um todo.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o projeto em parceria com a Redes da Maré:

Skip to content