EnglishGermanItalianPortugueseSpanish

Roda de Diálogo marca o Mês da Consciência Negra, no auditório do CMC

Publicado por: em 22/11/2023
Categorias: Notícias
Tags: , , , ,

Neste mês da Consciência Negra, o Centro das Mulheres do Cabo (CMC), realizou na tarde, desta última terça (21), a Roda de Conversa sobre “Uma Educação Antirracista: Raça e Enfrentamento ao Racismo”, que teve a participação das estudantes das Escolas Municipais Ariosto Nunes Martins, Tancredo Neves e a Estadual Professor Natanael Medrado.

A abertura do bate-papo, foi marcada pela apresentação do Grupo Cultural Medrado em Movimento, que fez uma performance da musicalidade negra. A ação teve como objetivo possibilitar a maior compreensão sobre as posturas e posicionamentos alimentados pela discriminação e da exclusão que retroalimentam o Racismo Estrutural.

Houve uma dinâmica de apresentação, exibição do Vídeo Ninguém Nasce Racista, foi abordado a questão da identificação de raça e etnia. Bem como foi debatido a questão da violência contra as jovens e mulheres negras.

Além disso, foi trabalhado o conceito de Racismo Ambiental, que ainda é pouco conhecido por parte da sociedade, e tem causado tantos impactos nos modos de vida das comunidades tradicionais, e especialmente da população negra.

Por fim, foi retratada na roda frases que usamos no dia a dia, que reforçam o racismo e naturalizam os diversos preconceitos. A oficina foi facilitada pelas educadoras/e do CMC, Sara Jorge, Juliana Araújo e Rafael Negrão.

A iniciativa integra as ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, tendo o apoio da Actionaid/Brasil.

 

Skip to content