EnglishGermanItalianPortugueseSpanish

Roda de Terapia Comunitária

Roda de Terapia Comunitária

A Terapia Comunitária (TC) é um procedimento terapêutico, em grupo, com a finalidade de promover a saúde e a atenção primária em saúde mental. Funciona como fomentadora de cidadania, de redes sociais solidárias e identidade cultural das comunidades. Por ser um trabalho em grupo atinge um grande número de pessoas, abrangendo diversos contextos familiares, institucionais e sociais.

O Centro das Mulheres do Cabo conta com quatro terapeutas comunitárias que fazem as Rodas de Terapia nas comunidades, onde identifica uma maior necessiadade das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade e privação de direitos.

A Terapia Comunitária constitui:

– Espaço propiciador para a fala e expressão do sofrimento e das situações de crise.
– A oportunidade de união das famílias e do grupo social, facilitando a construção da rede de solidariedade entre as pessoas.
– Instrumento importante para o resgate cultural e da auto-estima das populações menos favorecidas, nas mais variadas comunidades.
– Exercício de inclusão e de valorização das diferenças e dos referenciais positivos de cada indivíduo.

“A Terapia Comunitária funciona com instrumento de agregação e criação de vínculos sociais, facilitando a organização das mulheres nas comunidades na busca por seus direitos”. Autoria desconhecida

Skip to content