EnglishGermanItalianPortugueseSpanish

Semana de Ação Mundial lança Manual para apoiar milhares atividades no Brasil 

Publicado por: em 27/04/2022
Categorias: Notícias
Tags: , , , , , ,

Oferecido gratuitamente e num formato acessível, material dá base para a realização de atividades entre 20 e 27 de junho; inscrições estão abertas

O Manual da Semana de Ação Mundial 2022 já está no ar! Neste ano, o Manual da SAM serve de base para a edição deste ano, que tem como tema “Compromisso para a eleição: não corte da educação!”.

Para apoiar os participantes da SAM na realização das atividades deste ano, que acontecem de 20 a 27 de junho, em todo o Brasil, o Manual da SAM reúne pontos centrais para a defesa de uma educação pública de qualidade.

ACESSE O MANUAL DA SAM 2022

INSCREVA SUA ATIVIDADE NA SAM 2022

O Manual da SAM está no ar virtualmente. O material será impresso e enviado para a realização das atividades dos primeiros 1 mil inscritos. 

O Manual da SAM 2022 apresenta, entre outros pontos, sugestões sobre como as atividades podem ser organizadas e sobre o que se debater neste momento importante para a educação brasileira.

“As eleições que ocorrerão no Brasil abrem uma janela de oportunidade única para debater a prioridade da educação na agenda política brasileira, especialmente por se tratar de eleições para cargos políticos na esfera federal, instância em que a criação de políticas nacionais de educação e alocação de recursos é definida como uma prioridade”, escreve Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e e integrante da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil, no editorial do Manual.


O documento se junta a uma série de materiais disponíveis no site da SAM que sugerem temas a serem trabalhados em atividades autogestionadas realizadas por professores, famílias e responsáveis, e estudantes, toda a comunidade educacional, gestores, conselheiros, tomadores de decisão e todas as pessoas preocupadas com a garantia do direito à educação.

Os inscritos na SAM também serão incentivados a entregar uma Carta Compromisso elaborada pela Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil a candidaturas das eleições gerais, em defesa do direito à educação de qualidade. Mais detalhes serão divulgados em breve sobre esta ação.

Além de apoiar a SAM 2022 e construir a Carta Compromisso, a Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil desenvolve um Manifesto das Meninas, por uma educação antirracista e não sexista. Esse documento, que será construído por um comitê de meninas dos projetos da Rede, também será usado como uma ferramenta de incidência política das meninas nas Eleições de outubro.

O Manual da SAM pode ser acessado aqui. Ele é composto por:

– Glossário
– Editorial

– O que é a Semana de Ação Mundial (SAM)?
– O que defendemos?
– A Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil promove a SAM 2022

– Oitavo ano de descumprimento do Plano Nacional de Educação
– O que diz a lei?
– Fique de olho nos planos!
– Balanço do Plano Nacional de Educação
– A austeridade contra os direitos

– O novo e permanente fundeb: uma vitória que ainda precisa ser regulamentada
– Sistema Nacional de Educação
– O Custo Aluno-Qualidade (CAQ)
– Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SINAEB)

– Pelo fim da privatização e comercialização da educação
– Os Princípios de Abidjan

– Educação inclusiva, anti-racista e não-sexista

– Sugestões de atividades
– Atividades políticas
– Atividades educativas
– Divulgação e ativação virtual

Inscreva-se na SAM 2022
Para participar, acesse o portal da SAM 2022 e baixe os materiais digitais de divulgação virtual para já começar a mobilização para suas atividades. Basta acessar a aba “Materiais”

Assim que realizar as atividades, a/o participante deve postar as fotos, vídeos e relatos! Assim como divulgar nas redes sociais usando as hashtags #SAM2022, #EducaçãoNasEleições2022 e #NãoCorteDaEducação.

Certificado
Para receber um certificado de participação, a/o participante deve preencher o formulário no site semanadeacaomundial.org, indicando as atividades que pretende realizar com os materiais de apoio.

Logo após a Semana de Ação Mundial, a/o participante deve escrever um breve relatório das atividades realizadas, informando também o número de pessoas mobilizadas – anexando fotos e vídeos, autorizando ou negando sua divulgação. Para mais informações, escreva para sam@campanhaeducacao.org.br.

Realização

Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Comitê técnico da SAM 2022

Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil e suas organizações parceiras:

Ação Educativa

Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAÍ)

Centro das Mulheres do Cabo (CMC)

Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF)

Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (CENDHEC)

Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ)

Geledés Instituto da Mulher Negra

Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC)

Projeto Mandacaru Malala

Redes da Maré

Em conjunto com:

Escola de Gente – Comunicação em Inclusão

Mais Diferenças

Apoio

Campanha Global pela Educação

Fundo Malala

Plan International Brasil

Visão Mundial

Skip to content